Oficina "Roteiro e narrativa LGBTQIA+ para cinema" com Maria Augusta V. Nunes
PLANO DE ENSINO
A oficina abordará os elementos básicos de construção de personagem e estrutura de roteiro com enfoque na potencialização das narrativas LGBTQIA+. Faremos uma breve introdução sobre dramaturgia e linguagem audiovisual pensando na importância do tema e do discurso comunicado pela história. Abordaremos também a construção da estrutura narrativa com foco no desenvolvimento do conflito e arco dramático das personagens. A ideia é trabalhar as técnicas de escrita do roteiro e ao mesmo tempo lançar um olhar crítico sobre a forma como as narrativas LGBTQIA+ são construídas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Introdução à narrativa audiovisual e discursos da narrativa
Faremos uma breve introdução à dramaturgia e à linguagem audiovisual e falaremos sobre a construção dos temas e discursos da narrativa. A ideia é pensar na importância e no potencial político de filmes com enfoque LGBTQIA+.
- Estrutura narrativa
Abordaremos os elementos básicos para construção da estrutura do roteiro e pensaremos, sobretudo, na importância do desenvolvimento do conflito e do foco narrativo. A ideia é refletir sobre como esses elementos podem ajudar a potencializar a construção de narrativas protagonizadas por personagens LGBTQIA+.
- Construção das personagens
Falaremos sobre a construção de personagens, de seu arco dramático e dos conflitos internos e externos. Esses elementos serão trabalhados pensando nas especificidades da construção de personagens LGBTQIA+.
Maria Augusta V. Nunes
Maria Augusta V. Nunes é roteirista, diretora e sócia da Novelo Filmes. Estreou na direção com o curta-metragem de ficção "Apenas o que você precisa saber sobre mim" (2017), cuja premiére mundial se deu no Festival CINÉLATINO Rencontres de Toulouse. Dirigiu e co-roteirizou o curta animado "Nonna", com passagem pelos festivais 39º Chicago Int'l Children's Film Festival e 25º Mostra de Cinema de Tiradentes (Sessão Mostrinha). Também dirigiu e roteirizou o curta-metragem "Instantes Capturados"(2022), ainda inédito. É formada em Cinema pela UNISUL e possui doutorado em Literatura pela UFSC. Membra da COMBI - Coletiva de Mulheres e Pessoas Não Binárias Bissexuais de Santa Catarina.