Conheça os resumos selecionados para o III Seminário de Estudos do Cinema LGBTQIA+ Brasileiro, que integrará a programação da 6ª edição do Festival Transforma em dezembro de 2024. Este Seminário acontecerá online e vai oferecer diferentes oportunidades para que sejam compartilhadas e aprimoradas as pesquisas sobre o audiovisual LGBTQIA+ brasileiro, contribuindo para a evolução e o aprofundamento deste campo de estudo.
O Seminário visa potencializar as pesquisas sobre o cinema LGBTQIA+ brasileiro, proporcionando um espaço de discussão e apoio para pesquisadores que buscam caminhos mais eficazes e tranquilos para o desenvolvimento de suas investigações. Destacamos a emergência em debater novas dinâmicas simbólicas no cinema brasileiro que contemple nossos corpos, desejos, identidades, sexualidades e nossos direitos de forma a criar um espaço de diálogo e trocas de experiências que enriqueçam as pesquisas acadêmicas dissidentes da norma.
Resumos selecionados:
Pela defesa de uma linguagem cinematográfica queer: uma análise de “Três Tigres Tristes” (2022) de Bianca Brandão Saba Cardoso
O Menino e o Vento: Remake de uma narrativa queer para o formato de
série de TV de Guilherme Soares Machado
A Humanização de Personagens Transgêneros no Cinema Brasileiro de Cristiano de Oliveira Sousa
Amor e Representações Afetivas: Uma Análise Crítica das Narrativas
LGBTQIA+ no Cinema Brasileiro de Maria Moraes de Andrade
Lesbianidades como linha de fuga nas artes da cena:
ruídos epistemológicos de Djulia Marc
Comments